1984.png

Top 5 Livros/E-books para Entender o Fascismo

Muitos conhecem e temem, outros adoram sem nem saber que é ele. Por isso me uni ao meu querido amigo Igor Barbosa, estudante de História da USP para desenvolver uma lista com os melhores livros para se entender o Fascismo. 

Vamos começar com um livro teórico leve para que vocês possam entender melhor como os governos fascistas funcionam. Dando exemplos históricos e suas principais características, depois viajaremos pelas realidades assustadoramente realistas de duas das muitas obras primas de George Orwell. E para finalizar vamos pincelar o 1984 brasileiro e fecharemos com um livro acadêmico para quem gostou do tema e quer se aprofundar mais. 

(Todos os links para os ebooks dos livros citados estão disponíveis nas imagens e nos textos dos mesmos. Recomendamos que leiam na ordem que colocamos, mas contanto que leiam, estamos felizes!) 


Como as democracias morrem.

por Steven Levitsky & Daniel Ziblatt 



Para aqueles que não são familiarizados com o Fascismo recomendo que iniciem sua leitura por este livro.Ele é relativamente curto com leitura simples, vai explicar de maneira didática como se dá o autoritarismo, e a maneira que líderes fascistas sobem ao poder. 

Também vai dar uma idéia de como podemos nos defender desse tipo de perigo, sendo assim, vai te ajudar a entender o que é o fascismo e como identificá-lo. Na verdade, sem começar por esse livro a própria lista não vai fazer mais tanto sentido.


1984

Por George Orwell 


Agora que vocês já aprenderam como o fascismo funciona, vamos experimentar um pouco da sensação de viver em um governo autoritário. George Orwell foi um escritor genial, mas antes disso sentiu o fascismo na pele e se levantou contra tirania, sendo soldado na Guerra Civil espanhola contra Francisco Franco, na época ditador da Espanha (1938 até 1973).

Nessa obra prima vocês vão uma provar narração fluida e agonizante de tão bem escrita. E com o repertório do primeiro livro, 1984 vai dar para vocês uma visão escrachada sobre o fascismo. E através disso as mensagens do escritor vão se solidificar, coisas como "Duplipensamento" e "Novilíngua" vão permear seus piores pesadelos! 

Um futuro alternativo, distópico e agonizante. Considerada uma das maiores obras da humanidade! 


A Revolução dos Bichos

Por George Orwell 


Divertido? Sim! Raso? Jamais. 

Outra obra de George Orwell. A trama pode aparentar ser despretensiosa, mas não se enganem! Apesar de se utilizar de uma trama centrada na revolução popular dos animais, liderada pelos porcos, "A Revolução dos Bichos" tem muito mais para te contar acerca do Fascismo do que a primeira impressão entrega. 

Qual seria o resultado quando uma classe antes oprimida chega ao poder ? Justiça ou um tipo diferente de  tirania ?


A Segunda Pátria 

Por Miguel Sanches Neto


Agora que tal nos aproximarmos da nossa realidade? Embora muitos não saibam não é só agora que o fascismo busca brilhar no Brasil. Durante o Governo do Estado Novo, Getúlio Vargas trocava palavras e fazia acordos tanto com os Aliados quanto o Eixo. 

No final, sua escolha foi se aliar aos Estados Unidos contra a Alemanha Nazista.

Ainda assim, sabemos que tipo de governo tínhamos aqui (uma ditadura), agora e se tivesse sido diferente ? E se Getúlio tivesse escolhido o oposto ?

Bom, no livro "A Segunda Pátria", obra nacional de Miguel Sanches Neto, somos apresentados a essa história alternativa e assustadora…

O mais legal, é que pelo site oficial do livro vocês podem ter ainda mais informações, incluindo 4 áudio-dramas bem feitos. Caso ainda não tenham se decidido recomendo que deem pelo menos uma passada no site.


Como mudar o mundo

 Por Eric Hobsbawm


Agora, depois desses quatro livros deixamos um pequeno desafio para vocês. Estejam avisados que esse  livro é bem mais rebuscado, e mais indicado para acadêmicos, mas se você gostou do assunto, por que não se aprofundar até não pode mais ? 

O Livro vai pincelar sobre muita coisa na verdade, inclusive a evolução do Marxismo e derrocada do fascismo. Dando por último o vislumbre do risco da futura ascensão do fascismo. Será que ele estava certo ?

Eric Hobsbawm é um dos maiores historiadores do mundo, então tenha em mente. O Livro é complexo, mas o conhecimento armazenado ali é incalculável. Depois dessa tenho certeza que vai conseguir explicar para todos, os perigos desse sistema ditatorial que infelizmente tem se tornado cada vez mais próximo da nossa realidade…


Dicas rápidas de conhecimento público

Gostaram ? Discordam ? Faltaram livros ? Para isso que servem os comentários, e eu ficarei mais do que feliz em conversar com vocês! 



Concorda? Discorda? Alguma Dúvida? Escreve aqui que vamos te responder.