tela_e-ink.png

Tela e-ink! Como ela pode fazer toda a diferença na sua leitura ?

Todos vocês já devem ao menos ter ouvido falar do Kindle, ou pelo menos de algum e-reader por aí, como o Kobo e o Nook. Mas vocês já ouviram o nome e-ink ou papel digital? 

Basta uma rápida olhada na tela de um e-reader, que a diferença de sua tela para as telas dos eletrônicos convencionais é muito clara! Mas quais são as grandes diferenças mesmo? Existem defeitos nessas telas? Por que não usar as delas comuns? 

Tudo isso e muito mais no nosso artigo de hoje!


O que são as telas e-Ink ?


Papel eletrônico, ou tinta eletrônica (em inglês  electronic ink ou só e-Ink para abreviar) são telas muito utilizadas no mercado de e-readers (leitores digitais), por conta de seu baixo custo de produção, e por gastar menos bateria do que a maioria das telas de eletrônico convencionais, como LCD e AMOLED (entre outras vantagens).

Essa tecnologia não é algo extremamente novo, visto que celulares como o Motorola F3 já utilizavam ela para suas telas. Mas como essa tela pode fazer tanta diferença em algo tão simples como leitura?

Só vai vendo....



Como funcionam ?


Pode imaginar esse tipo de tela como se fosse um hambúrguer! Na parte de cima fica uma camada transparente, no meio, esferas com dois tipos de pigmentos dentro (preto e branco). E embaixo disso tudo outra camada transparente, só que essa possui eletrodos para cada pixel, cada um podendo emitir uma carga negativa e positiva, sendo que cada um dos pigmentos que falei antes também possui uma uma carga (branco positiva e preto negativa). Então se quiséssemos formar uma imagem completamente preta todos os eletrodos ficariam negativos, para assim atrair o pigmento branco para baixo, deixando o pigmento preto formar a imagem.



É esse processo que acontece toda vez que usamos a tela do Kindle. Agora, para aqueles que já viram ela funcionando já devem ter notado um leve atraso na resposta do toque. Isso acontece porque esse processo ainda não é algo tão simples; A resolução dos Kindles atuais vai de 167 até 300 PPI (traduzindo; pixel por polegada), então imaginem fazer esse processo sempre que formos mexer na tela, sendo que ele vai ser feito de 167 até 300 vezes de uma vez só para cada polegada, sendo que o processamento do kindle não pode ser absurdo, se não a bateria não duraria tanto quanto dura! (cerca de uma semana, dependendo do seu uso) 

Esse atraso de resposta é o motivo de telas desse tipo ainda não serem algo tão populares, o tempo de resposta ainda não é o suficiente. (apesar de que os modelos mais novos do kindle tem um tempo de resposta muito bom mesmo, e quase não notamos o atraso!)

Mas então por que elas são tão boas assim ? 


Quais as grande vantagens?


Notaram que em nenhum momento eu falei sobre emissão de luz? As telas e-ink não emitem sequer um pixel de luz! Se o aparelho tiver alguma luz interna, como é o caso de todos os modelos kindle vendidos pela Amazon atualmente, ela faz parte de um sistema paralelo a tela dentro do aparelho. Como podem ver na imagem abaixo, as luzes são direcionadas para a tela, e como a reflexão da tela é extremamente baixa o cansaço nos olhos durante a leitura vai se algo quase insignificante comparado a telas LCD ou AMOLED.



Agora, depois de todas essas informações, vocês conseguem me dizer em que momento o Kindle gasta Bateria? Luzes led e Wifi são os únicos gastos constantes. A tela só gasta bateria para formar uma imagem, ou seja, durante a sua leitura o único gasto de bateria que você vai ter vai ser mudando de página, um gasto leve com as luzes Led e mais um tiquinho com o Wifi, e isso se ele estiver conectado! Sim, a bateria pode durar uma semana facilmente....



E como vocês podem ver na imagem acima, as telas do kindle estão muito mais próximas do papel do que telas LCD. A diferença é realmente impressionante!! E mesmo o AMOLED que pode agredir menos a visão, causar menos cansaço aos olha, ainda não chega no nível das telas e-ink.

Não sabe as diferenças de AMOLED e-ink? Pega esse artigo aqui em baixo...


Dicas rápidas de conhecimento público


Gostou desse artigo? Ainda temos muitos outros. Mas não esqueçam de comentar se tiverem dúvida, acharem erros ou mesmo quiserem me contar suas histórias!