sem_dinheiro_sem_problema.png

Dicas para Gastar Menos Durante Crises!

Aqui no Brasil, para amantes de eletrônicos no geral temos um sério problema com a oscilação do dólar. Os aparelhos sofrem aumento pela conversão, e mais um pelos altos impostos cobrados! E este tende a ser só um dos problemas. 

Por conta disso, criamos algumas dicas para guiá-los para que mesmo em tempos de crise consigam comprar os eletrônicos que precisam ou querem gastando o menor valor possível! 

(No final tem um resumo rápido de tudo)

Preciso ou Quero?


Se vamos comprar algo numa crise precisamos pensar se é necessário, seja para trabalho, vida pessoal ou se é algo dispensável que podemos viver sem por um tempo. 

Vou pegar como exemplo o Redmi Note 8, excelente opção para quem busca um celular com custo benefício (para mais informações clique aqui). Contudo, na data de produção e publicação desse artigo esse celular está custando de 1300 a 1600 dependendo da versão.

Adianto que esses valores são caros demais para esses aparelhos, o valor "justo" seria em torno de 1000 a 1100 reais, que era o valor cobrado antes da crise se agravar e o dólar pular para 5 reais! Então já podem ter uma ideia em como o custo benefício é afetado nessas crises econômicas.

Mesmo encarecido, o celular acima é sim uma boa opção. Mas, se você tem um celular que pode aguentar essa quarentena a melhor coisa é segurar pelo tempo que puder, e depois da crise pensar em trocar! E lembrem-se, a não ser que o usuário não tenha nenhum dinheiro e precise com urgência de um aparelho novo, comprar um celular ultra básico agora para depois trocar vai sim ser muito mais gasto por muito menos beneficio! 

Imaginem que seu dinheiro seja a munição de uma arma, e vocês não tem muito, então nesse caso cada tiro tem que ser certeiro.

Para alguns esse artigo pode acabar aqui. O primeiro conselho é, se você não precisa não compre, não podemos gastar munição no céu, mas agora para quem realmente vai precisar comprar agora eu vou dar alguns conselhos para tentarmos minimizar os danos.



Pesquisa é a Alma do Negócio! 


A primeira dica é saber sobre aquilo que você está comprando. Ainda dentro do exemplo do celulares: Saiba a quanto tempo o celular que deseja está no mercado, se não existem opções melhores por pouca diferença de preço e se mesmo com o grande aumento vale a pena comprar! 

É sempre bom também ter noção das configurações, qual o processador capacidade de memória. A primeira coisa que eu faço antes de pensar em comprar algum aparelho eletrônico sempre é pesquisar no youtube, reviews são uma excelente fonte de informação, e quem sabe? Muitas vezes podemos ser surpreendidos, nesses canais eles geralmente dão opções melhores quando o produto testado não se mostra muito viável.


Faça cada centavo durar



Quando compramos eletrônicos, ainda mais em uma crise precisamos pensar que não é porque algo é barato que será econômico ! Se compramos um aparelho extremamente básico agora para depois comprarmos algo melhor vai ser mais gasto por mais trabalho e perda de tempo…

Essa dica pode também ser traduzida como, não se emocione! Comprar eletrônicos não é algo que deva ser feito de forma impulsiva, então aqui embaixo vou traduzir essas dicas que dei acima de formas simples e práticas…


0 - Preciso ou quero ?


Primeira coisa que precisamos definir. 


1  - Analise a Realidade! 


Que questões podem afetar o preço do meu produto ? 

Coisas como valor do dólar, ser um lançamento recente, ter ou não produção brasileira. Tudo isso e muito mais deve ser levado em consideração para entender a realidade do produto e definir o teto de gastos!


2 - Pesquise as variações de Preço!


O melhor é sempre pesquisar as variações de preço, sites como o zoom podem ajudar e muito nisso. Assim podemos ter uma noção melhor do valor desse produto e se podemos esperar alguma promoção por aí. 

Também é muito legal criar alertas de preço nesses sites, assim ficaremos 100% informados sobre promoções. 


3 - Defina o teto de gastos


Defina um teto de gastos; o valor deve ser realista com todo o cenário que criamos, e tem que ser levemente flexível pois nem sempre promoções vão nos dar exatamente o preço que queremos, então tenha segundas e terceiras opções e use todas as dicas que demos nelas também! 


Dicas rápidas de conhecimento público


Gostaram das dicas ? Vocês tem alguma ? Algo não ficou claro ? Para essas e outras, estamos aqui, então podem comentar!


Concorda? Discorda? Alguma Dúvida? Escreve aqui que vamos te responder.